Ducati.ms - The Ultimate Ducati Forum banner

Por que o fluido de freio fica preto?

15K views 16 replies 10 participants last post by  stoshmonster  
#1 ·
Olá,

Tenho uma Ducati 1199 de 2012 e, desde nova, a moto tem transformado o fluido de freio numa cor escura/preta*?

O freio traseiro tende a fazer isso mais rápido, no entanto, o meu dianteiro começou a mudar para uma cor mais escura agora e parece afetar também o meu poder de frenagem!

Me disseram que isso é apenas uma coisa da Ducati e para não me preocupar com isso :confused:

Alguém pode explicar por que isso acontece e se é normal?

Saudações

#11 ·
Sim, arranje 500ml do fluido Dot 4 mais barato que conseguir encontrar e passe tudo pelas rodas dianteiras para ajudar a tirar toda a porcaria, deite fora o que sair.

Comece por esvaziar o cilindro mestre (toalhas de papel de cozinha se não tiver uma bomba de sucção) e limpe-o bem, bem como a vedação de borracha. Depois, passe o seu fluido barato pelas duas linhas, uma de cada vez.

Depois de fazer o acima, lave uma vez com um fluido decente e depois sangre.

É preocupante que os seus travões tenham falhado depois de uma viagem de 1500 km, foi tudo em curvas ou montanhas que exigiam muita travagem?

Se conseguir levantar a roda da frente, veja quanta pressão no manípulo do travão precisa de aplicar antes que os travões comecem a morder os discos, se tiver boas pastilhas.

#12 ·
Muitas das bicicletas mais recentes fazem isso, especialmente na traseira, não sei dizer porquê, mas é assim que todas parecem.
Se fosse só na Panis, eu teria certeza de que é o pequeno anão canhoto-amante-de-cinto colocando pigmento preto lá, mas as Multis são iguais, então tenho que reconsiderar essa teoria...

#13 ·
No meu 996, o fluido da embreagem fica preto bem rápido, mas o fluido dos freios dianteiro e traseiro permanece com a cor normal. Deve estar extraindo algo da borracha na parte interna da tampa...

#15 ·
Alguma vez chegámos a um consenso sobre qual foi a origem deste problema? Eu lavo os sistemas de travões e embraiagem antes de cada época de condução e, normalmente, conduzo entre 400-700 milhas no final da primavera/verão/outono.

Eu tenho o mesmo problema que o WideWalker... os travões dianteiros e traseiros estão tão limpos como no dia em que mudei o fluido. O fluido da embraiagem, no entanto, está agora cinzento escuro. Não há degradação no desempenho da embraiagem, mas para dizer a verdade, eu preferia descobrir o problema e fazer quaisquer alterações necessárias. A única coisa que fiz de diferente este ano foi usar um Valvoline 3/4 sintético nos travões e na embraiagem. A vedação na tampa do reservatório é lisa e limpa e não mostra evidências de lixiviação de material no fluido. Estou a perguntar-me se poderia ser alguma das vedações/juntas no mestre?

Todas as linhas e mestres são o equipamento de série que veio com a '02 748R. Alguma ideia além de mudar o fluido e aprender a viver com isso? ;)

#16 ·
Instalei um anel quad ('X') no meu poço escravo original há mais de um ano. Esponja Scotchbrite para limpar o furo, enxaguar com limpa-freios, instalado, sangrado, ainda andando. Não sangrei desde então nem perdi uma gota de fluido (ainda claro) em alguns milhares de milhas. O anel quad provavelmente mantém mais (tudo?) sujeira fora, o que irá abrasar o furo de alumínio nu e turvar o fluido (e manter o fluido dentro). Tentei encontrar o tópico que postei no início do ano passado, mas não consigo encontrá-lo agora.

#17 ·
Alguém pode explicar por que isso acontece e se é normal?
Isso é chamado de "sujeira de entrada" Kaido. É uma ocorrência natural em todos os sistemas hidráulicos, não apenas em motocicletas Ducati.

Quando você aperta a alavanca do freio, os pistões em suas pinças de freio se estendem para fora. A superfície de vedação na parte externa de cada pistão agora está exposta à sujeira, poeira do freio, umidade, etc.

Quando você solta a alavanca do freio, os pistões agora se retraem de volta para as pinças. À medida que os pistões se retraem, os selos limpadores nas pinças de freio devem raspar toda essa sujeira e umidade da superfície de vedação nas laterais dos pistões.

Por mais bons que sejam, os selos limpadores não são totalmente 100% eficazes e pequenos pedaços microscópicos de sujeira e umidade são puxados de volta por eles toda vez que os pistões se retraem de volta para as pinças.

Com o tempo, essa sujeira e umidade se acumulam e poluem o fluido de freio, que fica preto. É por isso que você deve periodicamente lavar e encher seus sistemas de freio e embreagem hidráulica.