Eu praticamente comecei exatamente como o Stealth descreve. A moto está toda remontada, então um vídeo não mostraria muita coisa, mas posso escrever algumas dicas:
Passo 1 - Pense novamente se você realmente precisa fazer isso. A maior coisa que aprendi é que em configurações de baixa aceleração e marcha lenta - onde a sincronização é mais importante - o computador está controlando muito com o solenóide de desvio de ar da marcha lenta, então provavelmente não há muitos benefícios a serem obtidos.
Infelizmente, não obtive uma leitura de vácuo antes de desmontar a moto. Tudo isso foi feito durante minha revisão de 22,5 mil e eu não tinha planejado sincronizar as borboletas quando comecei. Eu me adiantei um pouco e pensei que não precisava definir uma linha de base na bancada, pensando que poderia apenas discar tudo com a moto funcionando usando o medidor de vácuo. Errado. Alguns parafusos não fazem o que você espera (detalhes abaixo). Então eu desmontei tudo e comecei de novo. Aqui estão as lições que aprendi...
Dicas:
- Faça uma boa marca/indicação/anotação de onde os parafusos de parada da borboleta e a haste de ligação estão definidos de fábrica para que você possa voltar a essas configurações, se necessário.
- Há um parafuso de parada da borboleta em cada corpo da borboleta. Eles são pequenos parafusos de ajuste que usam uma chave hexagonal de 2,5 mm. Compre uma chave hexagonal de 2,5 mm extra e de boa qualidade para que você possa encurtá-la para um comprimento de pino personalizado. Fiquei surpreso ao descobrir na minha moto que o parafuso de parada do cilindro vertical foi ajustado de forma que não estava realmente servindo a um propósito - havia uma folga mesmo com a borboleta fechada. Isso acabou fazendo sentido por 2 razões: 1) você não pode acessar o parafuso de parada do cilindro vertical quando a caixa de ar está na moto, e 2) é redundante - o parafuso de parada do cilindro horizontal pode servir como a parada principal da borboleta para ambos os corpos da borboleta e a sincronização é ajustada com a haste de ligação
- Esta provou ser uma ferramenta fantástica:
The Digi Sync Top Page. Sem afiliação da minha parte. Funciona muito bem. As mangueiras têm o tamanho certo para as conexões de vácuo sob os corpos da borboleta. Foi assim que medi a sincronização
- Comecei como o Stealth disse. Eu afrouxei o parafuso de parada da borboleta para deixar os corpos da borboleta fecharem totalmente e ajustei os parafusos de ajuste da marcha lenta totalmente fechados (ambos estavam 1/2 volta abertos do fechamento total de fábrica). Como não tenho como testar o fluxo dos corpos da borboleta na bancada, usei um calibrador de 0,03 mm (o menor que eu tinha) para definir a sincronização da linha de base. Para fazer isso, basta ver se/onde você pode deslizar o calibrador ao redor da borboleta quando ela estiver fechada. Você está procurando um ajuste de fricção muito leve. Você descobrirá que terá que se contentar com "quase o suficiente", pois as borboletas não têm folgas idênticas nos furos do corpo da borboleta entre os dois corpos da borboleta. Por exemplo, na minha moto, consegui deslizar o calibrador cerca de metade ao redor da borboleta com resistência muito leve no cilindro horizontal. No cilindro vertical, ele só deslizaria cerca de 1/4 do caminho, mas parecia mais solto. Estamos entrando em milésimos a dez milésimos de polegada aqui. Visualmente, eles pareciam idênticos e, felizmente, isso provou ser perfeito. Eu nem precisei ajustar a haste de ligação quando reinstalei tudo na moto. O medidor de vácuo leu vácuo praticamente idêntico em ambos os cilindros em marcha lenta e dentro de +/- 10 unidades em algumas configurações de aceleração parcial a 4000-6000 rpm. Isso é tão bom quanto você provavelmente vai conseguir. Lembre-se de certificar-se de que o parafuso de parada da borboleta do cilindro vertical está rebaixado para que não esteja fazendo nada, caso contrário, você não poderá fazer bons ajustes. Você usará o parafuso de parada da borboleta horizontal para servir ambos os corpos da borboleta, assim como a fábrica fez (na minha moto, pelo menos).
- Não se esqueça de redefinir o TPS, caso contrário, ele pode tentar funcionar em marcha lenta a 5000 rpm!!! Não que eu teria cometido esse erro...
- Depois de colocar tudo de volta na moto com as borboletas totalmente fechadas e os parafusos de ajuste da marcha lenta totalmente fechados. Ligue a moto e fique surpreso que ela provavelmente funcionará em marcha lenta muito bem. Anote suas leituras no medidor de vácuo. Você usará a haste de ligação para sincronizá-los neste ponto, mas se o seu for como o meu e você fez um bom trabalho com o calibrador, eles provavelmente estão perfeitos e nenhum ajuste é necessário.
- Agora pegue uma chave de fenda de ponta chata e enlouqueça nos parafusos de ajuste da marcha lenta e fique surpreso que eles quase não têm efeito na velocidade ou qualidade da marcha lenta. É aqui que percebi que a ECU está fazendo quase tudo através do solenóide de ar da marcha lenta. Isso é um pouco frustrante, pois parece que os mapas de marcha lenta na ECU assumem uma certa quantidade de fluxo através dos corpos da borboleta. Observe que você pode estragar a sincronização com estes, então certifique-se de ainda estar olhando para o medidor de vácuo.
- Achei a moto muito difícil de dar partida e funcionar em marcha lenta com os corpos da borboleta ajustados na configuração do calibrador de 0,03 mm totalmente fechada. A borboleta também estava um pouco pegajosa fora da marcha lenta, pois as borboletas estavam mais fechadas do que estavam de fábrica e esfregando nas paredes. Eu abri uma volta completa a mais no parafuso de ajuste da parada da borboleta. A moto deu partida um pouco mais fácil, mas funcionaria em marcha lenta a cerca de 2300 rpm quando totalmente aquecida após um test ride - não é bom. O parafuso de parada da borboleta do cilindro horizontal só é acessível com uma chave hexagonal curta de 2,5 mm. Tive que moer um para torná-lo extra curto. Ainda é difícil colocar a chave hexagonal no parafuso. Você só poderá girá-lo 1/6 de volta de cada vez.
- Para fins de teste, ajustei os parafusos de marcha lenta em 4 voltas mais abertos do que estavam de fábrica, pensando que isso facilitaria a partida a frio sem afetar a marcha lenta (já que a ECU estava controlando a marcha lenta). Embora tenha sido mais fácil dar partida quando quente, e a frenagem do motor foi ligeiramente reduzida (muito ligeiramente), na manhã seguinte tive a maior dificuldade em dar partida na moto em muito tempo - então esse teste foi um fracasso.
Acabei com o parafuso de parada da borboleta ajustado cerca de 1/2 volta mais aberto do que minha configuração de linha de base. Os parafusos de ajuste da marcha lenta estão em 1 volta completa do fechamento total. Como eu disse acima, ele liga, funciona e funciona em marcha lenta quase como antes de tudo isso, talvez 50-100 rpm mais alto.
Então, acabei com uma moto que funciona muito bem, mas provavelmente não melhor do que antes. Não acho que valha a pena fazer tudo isso, a menos que você goste de fazer essas coisas por diversão, o que eu faço.