Ducati.ms - The Ultimate Ducati Forum banner

5 raios Marchesini Alumínio ou Magnésio

13K views 37 replies 13 participants last post by  916inthe916  
#1 ·
Olá pessoal,

Gostaria de verificar como diferenciar uma Marchesini de 5 raios se é de alumínio ou magnésio?

Corrijam-me se eu estiver errado.

O alumínio normalmente vem de fábrica com as motos. Ele tinha um leve design de reentrância em cada raio. Então, se cada raio for totalmente rente, certamente será magnésio, certo?

Qual será a diferença para um 17"x6 e um 17"x5,5? Talvez o 17"x5,5 seja restrito a usar apenas os pneus de tamanho 180? Quais são as vantagens ou desvantagens para os diferentes tamanhos?

Obrigado antecipadamente por todos os conselhos.

#3 ·
na verdade não, pode ser que eles tenham colocado rodas de alumínio na moto de uma Monster S4R.
elas também têm raios embutidos e servem em uma 996 também.
você pode tirar uma foto da parte interna da roda traseira?

henk!!!
Olá,

Porque eu estava procurando um substituto para a minha traseira e encontrei uma marchesini de raios embutidos de alumínio. Você poderia informar qual é a diferença na parte de trás da roda?

#9 ·
rodas

Aqui estão fotos de algumas das rodas mencionadas acima
A branca é de alumínio de um s4r
A preta é magnésio com pintura a pó
A dourada é magnésio cromado.
À primeira vista, as Mags têm uma pequena asa onde o raio encontra o cubo.
As fotos não ficaram tão boas quanto pareciam no telefone. Envie-me uma mensagem privada e posso tirar mais, se necessário.
Espero que isto ajude. Brad.

Attachments

#10 ·
Aqui estão fotos de algumas das rodas mencionadas acima
A branca é de alumínio de uma s4r
A preta é magnésio com pintura a pó
A dourada é magnésio cromado.
À primeira vista, as Mags têm uma pequena asa onde o raio encontra o cubo.
As fotos não ficaram tão boas quanto pareciam no telefone. Envie-me uma mensagem privada e posso tirar mais, se necessário.
Espero que isto ajude. Brad.
Olá Brad,
Obrigado pela foto. Então, desde que o raio esteja nivelado e tenha as pequenas asas ao redor do cubo, deve ser magnésio, certo?

Não consigo ver a cor do cubo, pois ele também estava sendo pulverizado.

#13 ·
Pesos reais com espaçadores e rolamentos:

NOVAS Marchesini Alum Forged 10 raios: Dianteira: 7,64 libras; Traseira: 9,98

Marchesini original de 5 raios de magnésio: Dianteira - 6,80 lbs, Traseira - 8,70 lbs

NOVAS rodas de magnésio forjado de 10 raios: Dianteira: 6,04 lbs, Traseira: 7,76 lbs

Ducati OEM alumínio de 3 raios, 11,5 lbs dianteira, 13 lbs traseira

Ducati OEM alumínio de 5 raios (996/998), 9,25 lbs dianteira, 12 lbs traseira
Isto é o que eu encontrei na pesquisa .ms. Vamos esperar que o vendedor que encontrei me ajude a pesar a roda. :sign: :(

#15 ·
Tenho 190's nos meus 5.5's no momento (num 996), sem problemas. A escolha do tamanho dos pneus é provavelmente melhor determinada pela 'manobrabilidade' em vez de 'quão grande posso ir'. Os 190's ficam bem vistos por trás, mas creio que 180 é a escolha preferida para uma melhor manobrabilidade, não posso comentar sobre os 6's para o tamanho da jante.

#20 ·
Tenho 190's nos meus 5.5's no momento (num 996), sem problemas. A escolha do tamanho do pneu é provavelmente melhor determinada pela 'maneabilidade' em vez de 'quão grande posso ir'. Os 190's ficam bem vistos por trás, mas entendo que 180 é a escolha preferida para uma melhor maneabilidade, não posso comentar sobre os 6's para o tamanho da jante
Olá,

Obrigado pela informação. Parece que 5.5 pode ir até 190, enquanto o 6 pode ir até 200? Não me interpretem mal, não estou a pensar que quanto maior o pneu, melhor será. Estou apenas confuso com o porquê de existirem 2 especificações diferentes que são tão próximas.

#18 ·
Alguém tem alguma resposta séria?
Sim, o teste da chama, embora preciso, é um pouco definitivo demais :eek: (a menos que você consiga apenas uma lasca)

Mas acredito que você pode testar com ácido? (não tenho certeza de qual, possivelmente ácido de bateria ou vinagre?) Se aplicado ao magnésio puro, ele reagirá espumando e/ou ficando preto, enquanto o mesmo teste no alumínio não faz nada?

Espero que um químico apareça em breve...

#22 ·
Mais conselhos necessários.

Acabei de ser avisado que o magnésio não é muito aconselhável para uso em estrada.
Como a água causará reação na roda, danificando-a a longo prazo.

Gostaria de saber como vocês lidam com essa limitação? Isso significa que nem podemos lavar as rodas?

Conselhos, por favor. Obrigado

#23 ·
Meaning we cant even wash the wheels?
Não, você não pode lavar rodas de magnésio com água, porque os íons hidróxido OH- da água se ligam ao magnésio, formando Mg(OH)2 hidróxido de magnésio, por exemplo, pó laxante, e hidrogênio livre H2 que até mesmo um cigarro pode incendiar. Boom, e deixe-me dizer que essa merda queima - falando em estouro! No entanto, você pode usar produtos de limpeza domésticos comuns como o simple green. :)

#26 ·
A melhor coisa que você pode fazer é colocar cromato de zinco nele, para selá-los do ar para que não possam oxidar.
Você pode dirigi-los na chuva se a água não puder entrar em contato com o magnésio, você deve ficar bem.
Mas o magnésio é um metal estranho que você tem que verificar de vez em quando.
Eu também tenho rodas Marvic de magnésio que são pintadas com tinta em pó e ainda parecem boas.
Mas eu nunca deveria dirigir rodas de magnésio na rua.
Eu nem uso as minhas no momento até encontrar alguém que possa verificá-las para mim.

#27 ·
A melhor coisa que você pode fazer é colocar cromato de zinco nele, para selá-los do ar para que não possam oxidar.
Você pode andar na chuva se a água não puder entrar em contato com o magnésio, você deve ficar bem.
Mas o magnésio é um metal estranho que você tem que verificar de vez em quando.
Eu também tenho rodas Marvic de magnésio que são pintadas com tinta em pó e ainda parecem boas.
Mas eu nunca deveria andar com rodas de magnésio na rua.
Eu nem uso as minhas no momento até encontrar alguém que possa verificá-las para mim.

henk!!!
Olá,

As rodas estão bem pintadas, por isso não tenho contacto direto com a água.
Você menciona não usar a roda de magnésio na rua e precisar ser verificada. Você poderia me aconselhar mais sobre isso?

Porque pretendo montar a roda de magnésio, pois a minha mota é uma mota de fim de semana. E faço 50/50 estrada e pista. Será problemático ficar a trocar a roda. Pensei que também poderia mantê-la com magnésio.

#28 ·
Se você usar a função de pesquisa, acho que encontrará muito sobre rodas de magnésio e diferentes opiniões sobre elas.
Então, esta é apenas a minha opinião e o que eu ouvi.
A tinta por si só não os protegerá o suficiente contra a corrosão, pois a tinta ainda respira e deixa o ar passar, o que não acontece com o zinco-cromato.
O zinco-cromato também é o que eles usam em rodas e peças de aeronaves.
A razão pela qual eu realmente não as usaria na rua é porque as rodas de magnésio não gostam muito de buracos e meio-fios e quebrarão mais rápido que o magnésio.
É também por isso que você deve verificá-las quanto a rachaduras capilares.

henk!!!

#33 ·
Sim, é uma traseira de magnésio.
Obrigado pela confirmação.
Sou novo nestas jantes. Li por aí, a pintura eletrostática parece protegê-las melhor do que o spray, certo? Preciso de algum crush drive para as jantes? Porque vi que a Machersini realmente precisa do crush drive. Onde vocês conseguem os rolamentos para a roda ou eu realmente poderia usar as peças originais de volta?

#34 ·
Mantenha-se afastado das unidades CRUSH. Use as unidades CUSHION em vez disso - muito mais fáceis para a transmissão. Além disso, elas se encaixam na roda dentada traseira, e não na própria roda. O mesmo acontece com os rolamentos, que estão no cubo excêntrico e não na própria roda traseira.

#35 ·
Mantenha-se afastado das transmissões CRUSH. Use as transmissões CUSHION em vez disso - muito mais fáceis para a transmissão. Além disso, elas se encaixam na roda dentada traseira, e não na própria roda. O mesmo acontece com os rolamentos, que estão no cubo excêntrico e não na própria roda traseira.
Certo, obrigado pela informação. Então, acho que posso usar a transmissão cushion original de volta? Ou existem boas substituições no mercado de reposição? Acho que ainda preciso de um novo conjunto de rolamentos para a roda dianteira.

#37 ·
Na roda traseira, certifique-se de que a área onde a parte cónica/cónica da porca da roda
encaixa está limpa de qualquer tinta ou revestimento em pó.
A porca da roda pode soltar-se se deixar o acabamento, pois será um acabamento macio.

brian.
Olá Brian,

Er, ter a parte cónica nua e expor o magnésio não causará nenhum problema? Porque eu li por aí e entendi que precisamos proteger o magnésio de ser exposto.