Ducati.ms - The Ultimate Ducati Forum banner

Motor 2004 Multistrada 1000ds luz EOBD acesa

14K views 25 replies 4 participants last post by  otter1  
#1 ·
Olá a todos, comprei uma multistrada 1000ds de 2004 com um motor congelado no flea bay há alguns meses por $560. Disseram-me que tinha uma fuga de óleo crónica e o sujeito estava a usá-la como um veículo diário. Ele continuou a adiar a substituição ou o enchimento de óleo e o motor funcionou com óleo baixo o suficiente para agarrar. Tirei o motor e desmontei-o. Revelou que o rolamento da cambota/pistão estava partido. Perguntei sobre a sua reconstrução, mas foi-me recomendado que comprasse um usado a funcionar.

Comprei um motor usado de baixa quilometragem multistrada 1000ds a funcionar (aparentemente os do monster s2r têm caixas diferentes só para informação) por $750 e depois passei algumas horas a substituí-lo na estrutura. Acho que liguei todas as conexões do chicote de fios de volta nas ranhuras corretas ;)

Coloquei uma bateria e gasolina novas. O motor dá à manivela, mas consigo perceber que não está a receber combustível. Verifiquei e confirmei que a bomba de combustível funciona (quando lhe coloco fios de alimentação externos), mas não está a receber energia através do chicote de fios.

O painel tem a luz âmbar do motor acesa - luz EOBD (âmbar). Por manual da oficina-- "Quando acesa, esta luz é usada pela unidade de controlo para sinalizar a presença de erros e, por vezes, a consequente desativação do motor".

Penso que provavelmente terei de levá-lo à oficina para uma avaliação por computador com o testador mathis? Alguma ideia de coisas para verificar (não sou muito experiente como técnico de eletrónica. Olhei para o esquema elétrico no manual da oficina e confirmei que todos os fusíveis estão bons e com a classificação de amperagem certa. As luzes, piscas, buzina, etc. todos funcionam.

Alguma ideia do que verificar antes de pagar à oficina para avaliar dos gurus seria muito apreciada!

#2 ·
Mantenha pressionada a tecla 'A' no painel enquanto liga a ignição. Então você deve ver o painel rolar pelos códigos de erro.

Os códigos de erro são:

1.1 Sensor de posição da borboleta (TPS) curto-circuito para bateria +
1.2 Sensor de posição da borboleta (TPS) curto-circuito para terra
2.1 Sensor de pressão de óleo curto-circuito para bateria +
2.2 Sensor de pressão de óleo curto-circuito para terra
3.1 Sensor de temperatura do óleo curto-circuito para bateria +
3.2 Sensor de temperatura do óleo curto-circuito para terra
4.1 Sensor de temperatura do ar curto-circuito para bateria +
4.2 Sensor de temperatura do ar curto-circuito para terra
5.1 Bateria HI
5.2 Bateria LO
7.1 Sensor de combustível curto-circuito para bateria +
7.2 Sensor de combustível curto-circuito para terra

10.1 Bobina do cilindro horizontal curto-circuito para bateria +
10.2 Bobina do cilindro horizontal curto-circuito para terra
11.1 Bobina do cilindro vertical curto-circuito para bateria +
11.2 Bobina do cilindro vertical curto-circuito para terra
12.1 Injetor 1 curto-circuito para bateria +
12.2 Injetor 1 curto-circuito para terra
13.1 Injetor 2 curto-circuito para bateria +
13.2 Injetor 2 curto-circuito para terra
16.0 Relé da bomba de combustível circuito aberto
19.1 Solenoide do motor de arranque curto-circuito para bateria +
19.2 Solenoide do motor de arranque curto-circuito para terra
21.1 Motor de passo curto-circuito para bateria +
21.2 Motor de passo curto-circuito para terra
21.3 Motor de passo circuito aberto

30.0 Erro genérico da ECU
34.0 Painel de sinal (descoberta do sensor)
36.0 Velocidade (descoberta do sensor)
37.0 Imobilizador (chave / transponder não encontrado)
37.1 Imobilizador (descoberta da antena)
37.2 Imobilizador (driver serial do painel de instrumentos)
37.3 Imobilizador (cabo serial desconectado)
37.5 Imobilizador (chave não reconhecida)
37.6 Imobilizador (immo virgem - progr. ECU)
38.0 Linha Can

A minha Multi 1000DS SEMPRE tem a luz do motor acesa, mas é porque em quase todas as Multis o Remetente do Nível do Tanque é um P.O.S. que nunca funciona. 300 km por tanque é uma referência justa.

• Like
Reactions: somewill and otter1
#3 ·
Muito obrigado pela resposta! chris900ssie

Eu verifiquei como você descreveu e ele só exibe: 16.0 (circuito aberto do relé da bomba de combustível). Testei que a bomba de combustível funciona (ela liga com fonte de alimentação externa), mas o conector do chicote elétrico não tem energia de acordo com meu voltímetro.
O que devo verificar agora?

#4 ·
Se você não ouvir a bomba a funcionar quando liga a ignição, então é o relé da bomba de combustível, e não é incomum que eles avariem. Ou o chicote elétrico.
Encontre o relé, troque-o, eles são genéricos e não caros e siga em frente. Você pode testar o relé se quiser, mas a minha loja de autopeças local normalmente tem um com a mesma especificação e muito mais barato do que uma peça Ducati (que normalmente é a mesma peça numa caixa de cartão Ducati muito cara. O fórum Multistrada também tem uma lista muito abrangente de informações e pessoas que "sabem"! ;)

multistrada.net

Aqui estão os números de peça do relé:

Bitron B047E 46520411-232006 & 232008
Borg-Warner (BWD) R3223
BMW 61 36 1 393 412 & 61 36 1 393 415
Bosch 0-332-207-307
Ducati 541.4.003.1A & 541.4.010.1A
Ford F57B-14B192-AA
Hella 4RD 931 524-02
Hongfa HFV6 012ZS-TR & 012HS-TR
NAIS ACM13221 & ACM33221
NHG NVFMCZ20 & NVFMCZ25
Omron G8HN-1A2T & G8HN-1C2T
Siemens V23073 & V23074
Song Chuan 871-1C-S-R1-12VDC
Tyco A1001-A402 & A1001-A403
Zettler AZ988-1CT-12DC1R(201)

• Like
Reactions: somewill and otter1
#6 ·
Se estiver faltando, isso explicaria MUITA coisa! ;)

#7 ·
Comprei um relé da bomba de combustível. Era um da Napa auto peças que não estava na lista acima. Liguei-o. Liguei a chave, a luz âmbar EOBD apagou! Acionei o motor de arranque - o motor pegou por 2 segundos e depois morreu. A luz âmbar EOBD acendeu novamente. Agora tenho (3) códigos de erro:
10.2 Curto-circuito da bobina do cilindro horizontal para a massa, 11.2 Curto-circuito da bobina do cilindro vertical para a massa e 16.0 Circuito aberto do relé da bomba de combustível (novamente). O relé da bomba de combustível que comprei não é compatível ou é outra coisa? Ugh. Marquei uma consulta com a oficina local na sexta-feira para deixá-lo.

#8 ·
Bem, não posso falar sobre a compatibilidade da peça NAPA, mas ela estava faltando na moto quando você a comprou. Não me lembro se algum dos outros relés da moto é o mesmo/compatível. Mas eu suspeitaria do novo relé primeiro, pois a moto funcionava.

#10 ·
As falhas da bobina são bastante comuns. Os drivers da ECU para a bobina de ignição estragam-se, por vezes definindo códigos, mas outras vezes falhando completamente e perdendo a faísca num cilindro. Enviei o meu e mandei-o reconstruir em ecutesting.com por cerca de $200. Experimentei uma ECU usada e resolveu a luz de verificação do motor durante alguns meses antes que também falhasse, foi então que o mandei reconstruir e consertar de vez.

#11 ·
Ok krisrayner - boa informação, obrigado - muito útil.

Tenho a moto numa oficina mecânica independente que já fez trabalhos Ducati para mim. Eles vão verificar as falhas e ver se conseguem identificar algum problema na fiação ou nos relés. Se não conseguirem isolar ou reparar, verei sobre enviar a centralina para ecutesting.com.

#12 ·
Boas notícias - Recebi a bicicleta de volta do meu mecânico. Diz que fez um diagnóstico e "resolveu alguns problemas elétricos". Não tenho certeza do que ele fez exatamente, mas a bicicleta funciona!! Más notícias - O painel de instrumentos funciona, mas não mostra o velocímetro ou a leitura da temperatura. Eu também gostaria que ele tivesse sido mais específico sobre o que encontrou/reparou para quem ler isso mais tarde com problemas semelhantes :unsure:;)

#13 ·
Acabei de "colorir" o diagrama de fiação. Talvez ajude. É um arquivo baseado em vetor, então você pode imprimi-lo como um pôster. ;)

Attachments

#14 ·
Acabei de terminar de "colorir" o diagrama de fiação. Talvez ajude. É um arquivo baseado em vetor, então você pode imprimi-lo como um pôster. ;)
Obrigado pelo diagrama de fiação, isso será útil. Nós, os mais velhos, apreciaremos um desenho colorido baseado em vetor, pois temos que ampliar tanto o original e as cores tornam mais fácil de seguir.
Não quero parecer um sabe-tudo aqui, mas acho que o fio de retorno Bn/W tracejado dos injetores/bobinas deve se conectar ao fio Bn/W perto do tanque de combustível, em vez do fio Bk. Se você conseguir fazer alguma atualização, você também poderia adicionar as descrições dos fusíveis f-h como as de a-g.
Obrigado novamente, ótimo trabalho.

#15 ·
Bom dia, de qualquer forma, se houver algum erro, avise-me. Eu literalmente tracei o diagrama do manual e não seria a primeira vez que encontro erros em um diagrama original da Ducati. Captura de tela do manual em anexo. Da próxima vez que eu estiver na oficina, verificarei a continuidade desses fios e os corrigirei conforme apropriado.

Attachments

#16 ·
Bom dia,
por favor, se houver algum erro, avise-me. Eu literalmente tracei o diagrama do manual e não seria a primeira vez que encontro erros em um diagrama original da Ducati. Captura de tela do manual em anexo. Da próxima vez que eu estiver na oficina, verificarei a continuidade desses fios e corrigirei-a conforme apropriado.
Sim, o diagrama da Ducati está errado. Tenho um trecho do que deve ser uma versão posterior que o mostra corretamente, embora seja bitmap e não escale.
Image

#17 ·
Legal, aqui está um PDF atualizado, também com os outros 3 fusíveis rotulados.

Attachments

• Like
Reactions: GK59
#18 · (Edited)
Legal, aqui está um PDF atualizado, também com os outros 3 fusíveis rotulados.
Obrigado pela atualização.

Só mais uma coisa que notei... o diagrama de fiação é realmente de uma 1000 de 2003-06. Quando a 1100 saiu em '07, houve algumas mudanças na fiação elétrica, as que eu conheço são;
1. O motor de passo para ajustar o farol foi removido.
2. Um segundo sensor de nível de combustível foi adicionado para corrigir a má medição do nível de combustível do modelo anterior. Isso levou ao uso de um conector de 6 pinos no flange da bomba de combustível em vez de um conector de 4 pinos. Um resistor externo também foi adicionado a um dos dois novos fios.
3. Adicionado um sensor lambda no escapamento para controle de emissões.
4. O fusível h foi excluído.
5. Uma ECU mais nova foi usada.

Consegui encontrar um desenho P/B escalável na parte de trás do Manual do Proprietário que pode ser baixado do Ducati.com. Destaquei as alterações mencionadas acima.

Isso não tira nada do seu desenho. Talvez apenas renomeá-lo como um diagrama de fiação 1000.
Recentemente, tive um problema elétrico e quase fiquei vesgo tentando rastrear a fiação, então sei como este desenho será útil.
Novamente, obrigado pelo seu esforço.

#19 ·
Certo, depois de analisar os diagramas de fiação 1100 e 1000, o 1100 é diferente de muitas outras maneiras também. Então, comecei do zero e agora tenho um para as motos 1100.

Ambos estão anexados, se alguém vir um erro, por favor me avise.

;). Chris

Attachments

• Like
Reactions: GK59
#21 · (Edited)
Obrigado por postar o mapa de fiação elétrica. Honestamente, é grego para mim e além das minhas habilidades técnicas... Andei hoje em uma longa viagem. O indicador do velocímetro e a quilometragem não estão funcionando - (mostra 0 mph/kph e o medidor de quilometragem não se move). O indicador de temperatura também só funciona intermitentemente (duvido que seja preciso quando mostra uma temperatura). Eu o coloquei em uma reta longa até 7500 rpm e ele parou de funcionar. A luz EOBD acendeu novamente. O painel mostra os códigos 10.2, 11.2, 12.2, 13.2. Reboquei para casa. Verifiquei os fusíveis - o fusível de 3 ampères (acima do fusível de 20 ampères perto do relé da bomba de combustível) estava queimado. Coloquei um novo, mas a luz EOBD permanece acesa. Troquei o relé da bomba de combustível também, o mesmo resultado :( Tentarei enviar a ECU agora para refazer o flash.

#22 ·
Atualização:

Enviei a ECU para ecutesting.com na Inglaterra. Eles informam que está com defeito e não pode ser consertada.
Considerei comprar uma ECU, um conjunto de fechaduras, painel de instrumentos, etc. de uma monster 1000ds ou sport classic e arriscar que funcione... honestamente, a moto não vale muito, então posso apenas sucateá-la/vender suas peças.
Vi outro tópico aqui que sugeria apenas ignorar o relé com fiação direta.
Alguma outra sugestão/ideia?

#25 ·
Há muitos aqui no fórum, e um pouco de pesquisa lhe dirá como desativar o imobilizador no arquivo de mapa. Então as chaves e o painel não são mais um problema. Meu 1000 ds lança um erro Immo. Mas é porque está desligado.

#26 ·
Parabéns ao krisrayner! Com a ECU usada dele instalada, tenho a moto funcionando novamente. Manterei todos os meus passeios locais por um tempo, para não ficar parado se ela parar de funcionar novamente enquanto estiver andando.

O velocímetro ainda não mostra nenhuma leitura (fica em 0 MPH), então pode ser necessário investigar se o captador da roda traseira está com defeito.