Ducati.ms - The Ultimate Ducati Forum banner

Primeira moto depois de 6 anos. V2 ou V4S?

5.3K views 10 replies 11 participants last post by  Chain  
#1 · (Edited)
Olá a todos,

Então, um pouco de contexto, não ando de moto há pouco mais de 6 anos, a minha moto anterior era uma CBR1000RR 09 e antes disso uma R6 07. Fiz cerca de 20.000 milhas na CBR com alguns dias de pista, por isso não sou um completo novato, mas obviamente, com tanto tempo sem andar de moto, estou cauteloso em ir direto para uma moto com mais de 200 cv. Nenhuma das motos chegará antes do próximo ano se eu encomendar agora, então eu compraria uma moto barata enquanto isso (provavelmente uma ZX6R). O dinheiro não é realmente um problema, é mais qual eu gostaria mais. Quando eu tinha a CBR, na verdade, preferia a R6 para andar na estrada, mas isso pode ser porque a R6 era uma moto mais divertida em vez da diferença de potência.

Vou andar principalmente nas estradas, talvez alguns dias de pista por ano. Estou sediado no Reino Unido, então as estradas não são exatamente lisas.

Os meus pensamentos eram encomendar a V2, e então, quando ela chegar, fazer uma encomenda para a V4S, que provavelmente chegaria cerca de 10 meses depois. Isso me daria uma boa progressão pelas fileiras de potência novamente, com uma ZX6R pelo resto do ano (não ando muito no inverno), uma V2 por um ano e, finalmente, na V4S quando eu estiver mais confiante em minhas habilidades para lidar com a potência. A outra opção é apenas encomendar a V4S e pular a V2, e talvez manter a V4S no modo molhado até eu me acostumar, mas isso provavelmente não aconteceria, pois não tenho força de vontade.

#2 ·
Se você fosse um novato, a V2 seria melhor, mas você não é. As habilidades que você tinha (tem) retornarão na primeira viagem. Pegue a V4S e aproveite. O maior “problema” que você terá é memorizar todas as diferentes opções disponíveis nos modos de pilotagem e decidir o que é melhor para você em suas situações de pilotagem.

Observação: fiquei 20 anos sem andar de moto e voltei em 2011 com uma 1198SP! Você ficará bem.

#3 ·
Olá a todos,

Então, um pouco de contexto, não ando de moto há pouco mais de 6 anos, a minha moto anterior era uma CBR1000RR 09 e antes disso uma R6 07. Fiz cerca de 20.000 milhas na CBR com alguns dias de pista, por isso não sou um completo novato, mas obviamente com tanto tempo sem andar de moto, estou cauteloso em ir direto para uma moto de 200cv+. Nenhuma das motos chegará antes do próximo ano se eu encomendar agora, então eu pegaria uma moto barata enquanto isso (provavelmente uma ZX6R). O dinheiro não é realmente um problema, é mais qual eu gostaria mais. Quando eu tinha a CBR, na verdade, me vi preferindo a R6 para andar na estrada, mas isso talvez porque a R6 era uma moto mais divertida em vez da diferença de potência.

Eu vou andar principalmente nas estradas, talvez alguns dias de pista por ano. Estou baseado no Reino Unido, então as estradas não são exatamente lisas.

Meus pensamentos foram encomendar a V2, então quando ela chegar, fazer um pedido para a V4S, que provavelmente chegaria cerca de 10 meses depois. Isso me daria uma boa progressão pelas fileiras de potência novamente, com uma ZX6R pelo resto do ano (não ando muito no inverno), uma V2 por um ano e depois finalmente na V4S quando eu estiver mais confiante em minhas habilidades para lidar com a potência. A outra opção é apenas encomendar a V4S e pular a V2, e talvez manter a V4S no modo molhado até eu me acostumar, mas isso provavelmente não aconteceria, pois não tenho força de vontade.
+1 na V4S. Com base no seu histórico de pilotagem, você estará no modo suave por ~ uma hora. Depois disso, você ficará bem

#4 ·
Concordo com Unique e TopDuc. A Panigale V4S 2022 parece estar recebendo ótimas críticas como uma Superbike muito bem classificada. Nem a V2 nem a V4 vão sair debaixo de você quando você as pilotar se você exercer um pouco de controle do acelerador e andar meio são. Se você é um piloto do tipo "segure minha cerveja e veja essa merda", eu optaria pela Grom.

Boa sorte na sua decisão e pilotagem. (y)

#6 ·
Este tópico é o mesmo que qualquer tópico de moto de peso médio vs. moto de litro que já aconteceu. Todos os fãs de motos grandes sairão do trabalho e lhe dirão que as motos pequenas são uma porcaria, e você tem a experiência para andar na moto maior. Maior é sempre melhor, mais potência, etc. etc.

mas é?

Então haverá alguns caras (como eu) que andaram em motos grandes e de peso médio em diferentes épocas da minha vida. Pessoalmente, eu andaria em ambas e decidiria se você está em conflito com isso. A V2 é uma moto fantástica. É muito bem avaliada, pode funcionar como sua R6. Tem muita potência, ainda tem aquele caráter de gêmeo Ducati, manuseia fabulosamente e, na minha opinião, parece melhor. Não andei na Panigale V4, mas andei na V4. Se você realmente gosta de V4, então talvez essa seja uma consideração.

Se você está perseguindo tempos de volta, duvido seriamente que você possa andar em voltas mais rápidas na V4. Leva um piloto de nível profissional muitas voltas para fazer as motos grandes serem mais rápidas do que as de peso médio. Você provavelmente nunca será mais rápido na pista com a V4, a menos que seja uma pista muito grande com muita reta.

Se você ama V4 e só quer ter uma adrenalina por ter mais potência, e essa é a sua praia, pegue a V4. Se você gosta de asas, pegue a V4. Se você já esteve lá e fez isso e gosta de gêmeos, pegue a V2.

FWIW, eu tive uma CBR1kRR 09 por alguns anos que comprei nova. Essa era uma moto legal, e andava mais como uma moto de peso médio do que qualquer outra moto grande que eu andei, mas eu ainda não gostava tanto dela quanto da 600RR que ela substituiu. Acho que a V4 fará com que essa CBR pareça um gatinho. Eu andei em uma BMW S1000RR na pista uma vez, aquela coisa era tão difícil de manusear que meus tempos de volta foram cerca de 5 segundos mais lentos e eu estava trabalhando 10 vezes mais.

Só depende do que você quer. Acho que o ponto de toda a minha divagação é que quando você chega em um fórum de supermoto perguntando se você deve pegar a moto grande, 90% das pessoas vão dizer para pegar a moto grande porque você pode "lidar com ela". 50% deles estarão errados. Só você pode responder à pergunta sendo completamente honesto consigo mesmo sobre quais são suas intenções e com o que você acha que ficará mais feliz a longo prazo, dadas suas necessidades.

#8 ·
Este tópico é o mesmo que qualquer tópico de moto de peso médio vs. moto de litro que já aconteceu. Todos os fãs de motos grandes sairão do trabalho e dirão que as motos pequenas são uma porcaria, e você tem a experiência para pilotar a moto maior. Maior é sempre melhor, mais potência, etc. etc..

mas é?

Então haverá alguns caras (como eu) que andaram em motos grandes e de peso médio em diferentes épocas da minha vida. Pessoalmente, eu andaria em ambas e formaria sua opinião se você estiver em conflito com isso. A V2 é uma moto fantástica. É muito bem avaliada, pode funcionar como sua R6. Tem muita potência, ainda tem aquele caráter Ducati twin, manuseia fabulosamente e, na minha opinião, parece melhor. Eu não andei na Panigale V4, mas andei na V4. Se você realmente gosta de V4, então talvez essa seja uma consideração.

Se você está perseguindo tempos de volta, duvido seriamente que você possa andar em voltas mais rápidas na V4. Leva um piloto de nível profissional muitas voltas para fazer as motos grandes serem mais rápidas do que as de peso médio. Você provavelmente nunca será mais rápido na pista com a V4, a menos que seja uma pista muito grande com muita reta.

Se você ama V4 e só quer ter uma adrenalina por ter mais potência, e essa é a sua praia, pegue a V4. Se você gosta de asas, pegue a V4. Se você já esteve lá e fez isso e gosta de twins, pegue a V2.

FWIW, eu tive uma CBR1kRR 09 por alguns anos que comprei nova. Essa era uma moto legal, e ela andava mais como uma moto de peso médio do que qualquer outra moto grande que eu já andei, mas eu ainda não gostava tanto dela quanto da 600RR que ela substituiu. Acho que a V4 fará com que essa CBR pareça um gatinho. Eu andei em uma BMW S1000RR na pista uma vez, aquela coisa era tão difícil que meus tempos de volta foram cerca de 5 segundos mais lentos e eu estava trabalhando 10 vezes mais.

Só depende do que você quer. Acho que o ponto de toda a minha divagação é que quando você chega em um fórum de superbike perguntando se você deve pegar a moto grande, 90% das pessoas vão dizer para pegar a moto grande porque você pode “lidar com ela”. 50% deles estarão errados. Só você pode responder à pergunta sendo completamente honesto consigo mesmo sobre quais são suas intenções e com o que você acha que ficará mais feliz a longo prazo, dadas suas necessidades.
Acertou em cheio. Lembro-me de um teste de moto em que um testador muito bem credenciado foi mais rápido na V2 do que na V4. Isso não é ciência de foguetes: potência bruta igual a entrar em curvas em velocidades com as quais não nos sentimos confortáveis, igual a frenagem excessiva, igual a punhados grandes na saída (lenta) da curva, repita, igual a ser envergonhado por um piloto mediano em uma 600.

Também temos o conhecido vídeo de um V4S completamente espancado por um GSXR1000K5 “antigo”, que provavelmente diz mais sobre a disponibilidade de desempenho em relação ao potencial absoluto

Mas e andar na estrada? Uma V4 faz torque máximo mais 11krpm... Não sei, isso simplesmente não parece rpm do mundo real para o motociclista médio.

Aqueles 150cv de um V2 parecem um ponto ideal real, parece uma pena gastar mais por algo que você realmente não pode usar.

#10 ·
Eu tive uma CBR 600rr que comprei nova em 07 e acho difícil encontrar algo que eu goste mais nas estradas A e B do Reino Unido, tive outras motos ao longo dos anos, mas mantive a 600rr, comprei uma Ducati v2 bayliss há alguns meses e gosto dela e estava pensando como você, mas cheguei à conclusão de que você teria mais chances de usar os 157 cv dela do que a V4 nessas estradas e não me assustar toda vez que eu sair.

Attachments

#11 ·
Tendo tido uma big twin e uma V4, são motos muito diferentes. A V4S é, na minha opinião, um pacote mais fácil, mais versátil e mais amigável do que uma twin, só custa muito mais. Na pista, qualquer 600/V2 bem pilotada provavelmente vai andar em círculos melhor do que uma V4 média, mas com o mesmo nível de piloto, essa V4 já era. Essas discussões em que o desempenho de uma moto na pista é o critério para saber se é boa ou ruim são um absurdo se for usada principalmente na estrada.

Outras considerações são que uma V2 bem configurada é mais ágil nas mãos de um bom piloto, há muitas peças e acessórios de reposição e é uma twin com tudo o que isso engloba em sua herança Ducati. Qualquer pessoa que tenha tido uma 4 de qualquer configuração sabe como elas são suaves de pilotar e a V4 não é exceção, as diferenças entram em jogo quando ela entra na faixa de rotação superior, a V2 é pontuda, mas a V4 é quase como um motor elétrico e na estrada você não precisa chegar ao fim para aproveitar a experiência. Ir à loja ou ir trabalhar? não que você queira levar sua superbike para a cidade, mas V4 o dia todo, o mesmo para 2 pessoas, o mesmo para passeios em alta velocidade. É simplesmente uma moto melhor em um certo nível, a desvantagem e onde uma V2 é superior é que a 4 é excessivamente complexa, cara, mais pesada e impraticavelmente potente para a maioria das pessoas e, novamente, esta é minha opinião em relação à minha amada 1299, a 4 não é tão recompensadora ou íntima, nem tão divertida, nem proporciona a mesma experiência visceral da twin, que tem o caráter de um grande garanhão ***** bufando, pois se você não a respeitar, ela o derrubará e chutará enquanto você estiver deitado na brita. Mas pilotada da maneira certa e com respeito, a relação entre piloto e moto transforma a big twin na experiência de motocicleta mais gratificante que já tive.

Então, o que estou dizendo sobre essa decisão é não tomá-la com base em números ou análises de revistas, suba nas motos e faça os test drives mais longos que puder, durma sobre isso se não estiver claro, mas são motos muito diferentes e devem ser abordadas quase como se viessem de fabricantes diferentes. Dada a escolha novamente entre uma nova 1299 e uma nova V4, eu iria para a twin, mas essa não é essa conversa. Não é que eu não ame a 4, eu a chamo de meu tapete mágico, ela é tão suave e fácil de pilotar, mas vai levar tempo para conhecê-la melhor e talvez minha opinião mude em um ou dois anos.